clock-desktop.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Amigos Parkelândia,
nos parece que de fato o ano de 2013 agora se apresentará mais intensamente. Considerando que o ano letivo se inicia, que as férias em geral chegaram ao fim, que o carnaval passou estamos aqui para mais uma vez realizar projetos, projetar sonhos e decifrar desejos. Sim amigos, é o nosso papel no nosso universo playground, deixar o seu ambiente de acordo com a sua necessidade e desejo de uma maneira prática, segura e, sem querer ser repetitiva, mas sem deixar de lembrar e relembrar a importância do brincar (porque de fato é importante e não podemos jamais perder o foco):


Brincando, a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida em que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Como se isso tudo já não fizesse do "ato de brincar" o momento maior da vida infantil e de sua adequação aos seus desafios, é brincando que a criança elabora conflitos e ansiedades, demonstrando ativamente sofrimentos e angústias que não sabe como explicitar. A brincadeira bem conduzida estimula a memória, exalta sensações emocionais, desenvolve a linguagem interior — e, às vezes, a exterior —, exercita níveis diferenciados de atenção e explora com extrema criatividade diversos estados de motivação. Ora, a aprendizagem e a construção de significados pelo cérebro se manifesta quando este transforma sensações em percepções e estas em conhecimentos, mas esse trânsito somente se completa de forma eficaz quando aciona os elementos essenciais proporcionados pelo bom brincar, que são memória, emoção, linguagem, atenção, criatividade e motivação.
Em suas brincadeiras, as crianças constroem seus próprios mundos e deles fazem o vínculo essencial para compreender o mundo adulto, dão novos significados e reelaboram acontecimentos que estruturam seus esquemas de vivências, sua variedade de pensamentos e a gama diversificada de sentimentos que têm. Toda criança que se encontra distanciada da criação desse "mundo" se afasta da significação do "outro mundo" em que, como adulto, buscará decifrar e estabelecer linhas de convivência. É com triste frequência que se descobre que, em muitos desajustes apresentados por adultos, ancora-se a ausência ou distância do devaneio tão marcante no "faz de conta", com o qual se arquiteta o mundo infantil. Não é, pois, sem razão que a brincadeira representa o sólido eixo da proposta educativa de uma boa escola de Educação Infantil. (Celso Antunes)





Playground Parkelândia - A Escola Adventista de Canudos - Novo Hamburgo - RS, recebeu em 2013 seus alunos com um novo playground.

Nenhum comentário:

Postar um comentário